Curiosidades...

A Bíblia e a natureza

Quando dormem os animais?
Como os animais dormem realmente?


O sono do inverno de uma marmota ou de um arganaz, (roedor aparentado com o esquilo que habita na Ásia, África e Europa) não deve ser comparado, entretanto com nosso sono da noite. Por exemplo, o arganaz é noturno e costuma se alimentar de frutas, nozes, insetos e sementes, tem todos os anos uma interrupção do sono, que dura de setembro até o começo de maio no inverno europeu. E também o sono do urso é diferente do que nosso sono.

O sono dos animais
Animais, que dormem por muito mais tempo, possui até seis vezes mais células de imunidade que os outros animais que dormem menos e são atacadas até 24 vezes menos por parasitas.
Também os animais necessitam repouso, sendo que cada espécie tem o seu tipo de duração. Como e quando tempo os animais dormem, depende entre outras coisas de seu tamanho e de seu peso. Os vegetarianos necessitam muito mais tempo para a sua alimentação e assim geralmente também tem menos hora para dormir. E ainda é mais curta a duração do sono daqueles animais, que vivem em medo constante de serem atacados e devorados.

Cada animal tem seu estilo próprio na hora de dormir!!!!

Como os seres humanos, os animais também têm suas posições típicas para dormir.

O gato descansa na posição esticada ou lateralmente enrolada.
Os coelhos, raposas e em parte o cavalo preferem se enrolar em cima da barriga.
A hiena pode enrolar-se completamente como uma bola.
Raramente os animais dormem de costa. Os leões fazem isso, também os coelhos e os ursos podem fazê-lo.

O leopardo dorme em cima de um galho, de onde ele deixa os pés e a cauda pendurado.

Você sabe, qual é o animal que se pendura para dormir? O morcego!

Muitos animais com casco na pata não se deitam. Isso é compreensível, se nós pensarmos, por exemplo, em um antílope: Até que se colocasse  em pé, já teria sido comido pelos leões! Para que isso não aconteça, se reúnem em rebanhos, colocando alguns de guarda e dormem em pé.

Os elefantes adultos e rinocerontes estão menos receosos dos seus inimigos. Seu próprio peso é, entretanto tão grande que pressionaria fortemente o pulmão. Assim estes “gigantes” dormem freqüentemente também em pé.
 Outro gordo o hipopótamo, resolve o mesmo problema de maneira elegante: na água. Ele se afunda com suas quatro toneladas e cochila simplesmente no fundo das águas. Claro deve emergir para respirar de tempo em tempo outra vez.



A segurança é um sonífero.

Cavalos e vacas dormem mais no celeiro que no campo. Também os animais no jardim zoológico são “mais dorminhocos” do que na natureza. Talvez porque são simplesmente preguiçosos ou não precisam se preocupar em buscar a comida, se sentindo mais seguros.

Assim como se faz a cama, se deita...
Os animais não dormem de qualquer jeito, mas preparam seu lugar com cuidado. Muitos deles têm um ritual.
A raposa, por exemplo: Antes de ir dormir a raposa cisca o solo e da voltas. O focinho quase toca a cauda. Assim prepara detalhadamente sua caminha para dormir. Então a raposa se senta, coloca a cauda em um arco para frente e se deita. Por último o focinho é ligeiramente levantado e empurrado embaixo da cauda. Agora está pronta para dormir.

Esperem continuação, abraços Mirian